segunda-feira, 15 de março de 2010

Medéia


Titulo original: Medea
Ano de Lançamento: 1969
Gênero: Épico
País: Itália, França e Alemanha
Direção: Pier Paolo Pasolini

Essa história antiga nos conta a respeito de Medéia, que se vinga de Jasão matando os filhos que teve com ele, assim como sua atual esposa. Medéia incorpora um mundo arcaico e religioso. Jasão, um herói da época, ao contrário, é racional e pragmático. Tendo o sucesso como única preocupação, ele perdeu o sentido do mundo imaterial. No fundo uma estória de amor, o drama gira em torno da incompatibilidade entre duas culturas. Uma adaptação de Pasolini do texto escrito no século V a.C. por Eurípedes, o filme começa com Jasão, sua educação com pelo Centauro e sua busca pelo Velocino de ouro. Pasolini filma Medéia (Medea) em 1969.

Pode-se dizer que o filme tem duas partes principais: antes e depois da segunda aparição do Centauro. Logo após essa cena, ocorre o encontro entre o texto de Eurípides e o de Pasolini e o filme passa a imitar a tragédia de Eurípides, a não ser nas cenas em que Medéia visualiza o sacrifício de Glauce, quando o filme retorna à forma bárbara.
No início do filme de Pasolini, o personagem Centauro discursa para o espectador e para Jasão, em três fases da vida deste: com cinco anos, com treze e depois adulto. Na primeira cena, o Centauro narra para o menino o mito do velocino de ouro. Na segunda, o Centauro afirma: “tudo é santo! Não há nada de natural na natureza. Quando a natureza te parecer natural, isso será o fim de tudo e o começo de outra coisa” .
Na terceira cena, o Centauro expõe para Jasão o significado “para o homem antigo” do mito e dos rituais: “são experiências concretas que o compreendem até em seu existir corporal e cotidiano. Para ele, a realidade é uma unidade tão perfeita que a emoção que ele sente frente ao silêncio de um céu de verão equivale à mais interior experiência pessoal de um homem moderno”. Em seguida, o Centauro diz a Jasão que ele deverá ir até o tio dele, Pélias, para recuperar seu reino e que, para isso, o tio imporá a ele “uma empresa heróica”: recuperar o velocino de ouro.
Nas cenas em que o Centauro discursa para Jasão, nesse percurso das personagens, Jasão se modifica e o Centauro também. Na terceira cena, em que Jasão está adulto, o Centauro assume aspecto humano.  



Servidor: Rapidshare
Formato: RMVB (345 megas)
Áudio: Italiano
Legendas: Português

http://rapidshare.com/files/256518940/Medea.part1.rar
http://rapidshare.com/files/256551479/Medea.part2.rar

Nenhum comentário:

Postar um comentário